top of page

AderivaLab propõe a criação de projetos transdisciplinares sobre arte, ciência, jardim expandido, pensamento, educação e mediação local, baseados nos fundamentos naturais de uma gota d'água.

estrelas-dagua-aderivalab-sabina-simon.jpg
© Michael Picturepest

imersão arte-ciência-educação

O laboratório de artes visuais e pensamento ambiental Estrelas d’água, propõe uma imersão de aprendizagem e criação visual a partir do microcosmos que habita uma gota de água.

*Estrelas d'água é uma obra intelectual propiedade de sua idealizadora Sabina Simon, registrada na Biblioteca Nacional

aderivalab-sabina-simon-micrasterias.gif

Como esta experiência poderá transformar nossa relação com a água, possibilitando um novo olhar para um futuro sustentável interligado?

aderivalab-sabina-simon-lab.jpg

Dirigido às crianças e familiares das escolas públicas, seu principal objetivo é estimular reflexão, criatividade e conexão afetiva com as dinâmicas naturais invisíveis que, do micro ao macro, geram a teia da vida a partir do elemento água.

Formado por uma equipe transdisciplinar, Estrelas d'água traça um paralelo entre as estrelas invisíveis próximas a nós: as microalgas diluídas na água, transformadoras de energia solar em nutrientes, alimentando a teia da vida, e as crianças “estrelas da sociedade”, que com seus brilhos escondidos são o futuro da sociedade.

3. Encontro INTER Futuros Flutuantes. AderivaLab.jpg

Encontros de  arte, ciência e floresta para dar voz a água

Diante do mar de desafios socioecológicos que impactam o lugar que habitamos, e mediante a arte com sua capacidade de ligar estética, idéia e matéria, a ciência como plataforma de conhecimento, e o entendimento da floresta como um ecossistema de biodiversidade e equilíbrio, nasce de forma inédita, o

I Encontro Internacional Futuros Flutuantes, um diálogo entre saberes e criação de obras de arte contemporânea instaladas dentro da Lagoa, com um foco diferenciado: dar voz a água e ajudar na regeneração socioambiental da Lagoa de Maricá, no Rio de Janeiro.

 

A proposta acontecerá, preferentemente, nos meses de junho e julho de 2025.

*Futuros Flutuantes é uma obra intelectual e projeto propiedade de sua idealizadora Sabina Simon, registrada na Biblioteca Nacional

bottom of page